A princípio, a francesa Vitality chega na final do Major Paris 2023 como favorita, sem perder um mapa sequer, após eliminar a Apeks e a Into the Breach nos playoffs do torneio, mas não espera jogo fácil contra a GamerLegion no último jogo do Major Paris 2023, afinal essa equipe venceu times como Mouz, OG, Forze, 9INE, Apeks e eliminou a gigante Heroic.
As equipes escolheram os três mapas para a grande final, sendo Overpass selecionado pela GamerLegion e Nuke pela Vitality. Logo, o terceiro mapa que sobrou para um possível desempate é a Inferno.
Antes do jogo, vimos o melhor ShowMatch de CSGO da história entre França e o Blast Dream Team!
No primeiro mapa Overpass, a GamerLegion provavelmente levaria a melhor se tivesse jogado todos os rounds de deagle, afinal ganhou uma parte dos seus seis rounds em forçados muito bem jogados. Contudo, não bem o suficiente para superar a imparável Vitality, que venceu com facilidade por 16×6.
Já na Nuke a GamerLegion saiu na frente jogando de CT, foi superior e saiu a primeira metade do jogo na frente (5×10). Por outro lado, o segundo tempo indicou que seria mais equilibrado quando a Vitality ressurgiu no jogo somando quatro rounds na conta e reduzindo a diferença para 9-11, que rapidamente virou um empate com 13 para cada lado e favoreceu a vitória da Vitality por 16×13, fechando 2-0 na série md3.
Com essa vitória a Vitality é campeã do Blast.tv Major Paris 2023 sem perder um único mapa e recebe o prêmio máximo do torneio, de meio milhão de dólares. Além disso, garantiu sua vaga na IEM Cologne 2023 e BLAST Premier World Final 2023.
Enquanto isso a GamerLegion, que merece o nome de GamerLegend pelo desempenho no Major de Paris, recebe 170 mil dólares pelo segundo lugar.
Você sabia? ZywOo nasceu no mesmo dia que o Counter Strike foi lançado
Além de vencer o Major Paris 2023, o jogador Peter “dupreeh” Rasmussen se tornou o único jogador profissional a jogador todos do Major de CSGO da história e ainda ser campeão mundial por cinco vezes, sendo quatro delas pela Astralis:
- ELEAGUE Major Atlanta 2017 (Astralis);
- FACEIT Major London 2018 (Astralis);
- StarLadder Major Berlin 2019 (Astralis);
- IEM Katowice Major 2019 (Astralis);
- Blast.tv Major Paris 2023 (Vitality).
Melhores momentos
Overpass
A princípio, a Vitality iniciou de CT e viu a GamerLegion tomar o bomb B, trocando melhor as kills até sobrarem 2 jogadores contra um da francesa, que não foi capaz de pontuar no pistol. Mérito da GL!
No round seguinte, os franceses forçaram e seguram a entrada A para empatar o jogo. Logo em seguida, Magisk segurou três jogadores da GL no sapão e apEX eliminou os outros dois para garantir 2-1 no placar.
ZywOo fez duas kills e uma assistência na região do banheiro e contribuiu para o terceiro ponto francês e ainda viu dupreeh novamente fazer outra duas kills com uma assistência para apEX terminar o serviço, neutralizar o armado da GL e vencer um forçado até fazer 5-1 no placar.
Quando o jogo estava 6-1, a GL viu o jogador isak fazer 4 kills de tec-9 e abrir o segundo ponto da equipe, que ainda perdeu outros dois rounds em seguida.
No round 11, o jogador da GL siuhy abriu o bomb A com belos hs de deagle e contribuiu para o terceiro round conquistado por sua equipe. Ele ainda foi protagonista de um outro clutch com ponto no último round do primeiro tempo, porém a vantagem foi da Vitality por 11×4.
O segundo tempo começou com a Vitality entrando no B com o o oponente siuhy eliminando quatro jogadores da equipe francesa para colaborar com o primeiro ponto da GL. Contudo, novamente caíram no forçado da Vitality no objetivo B.
Se por um lado a Vitality ganha forçados, a GL também e ganha o seu. Mesmo com o placar em 12-6 nesta altura do jogo, a GamerLegion permaneceu apagada no jogo e sofreu todos os rounds consecutivos até perder o mapa por 16×6. Assim, 1-0 na série para a Vitality.
Nuke
O mapa começou com a GL conquistando o pistol e, finalmente, conquistando o round seguinte, dessa vez eco da Vitality, que venceu o round 3 armado.
O jogador IM fez quatro ótimas kills, três delas de pistola, e deu mais um ponto para a GL (3-1).
Na sequência, a Vitality venceu os dois seguintes, empatou o jogo e viu a GL conquistando três na sequência, com o destaque para o jogador IM que venceu um clutch 1v3, que ainda ajudou a sua equipe vencer outros rounds importantíssimos para garantir a vantagem. A Vitality fez apenas 5×10 da GL.
O segundo tempo voltou com a Vitality de CT conquistando o pistol com apenas uma baixa no time com ZywOo, e não encontrou resistência no eco do oponente, mas sim no armado, vencida pela GL com o marcador em 7-11.
O round 19 poderia dificultar as coisas economicamente para a equipe francesa, mas ZywOo apoiou a equipe com boas kills para acalmar a economia da equipe, o que foi fundamental para a Vitality seguir vencendo os rounds para empatar tudo em 13-13.
A equipe francesa não encontrou dificuldades depois disso para fazer 16×13 e ser campeã do Major Paris 2023!
Engenheiro de sistemas e apaixonado por Counter-Strike, Leandro jogou pela primeira vez no ano 2000. Desde então acompanha o cenário.
Com o seu desejo de ter um site relacionado ao CS para colaborar com conteúdo relevante, ele é o criador e o primeiro editor do Portal Retakebr.