A princípio, a equipe G2 venceu os seus quatro jogos da fase de grupos e dos playoffs para chegar até a final do IEM Cologne 2023. Os oponentes superados foram: Vitality (a atual campeã mundial), Astralis e FaZe na fase de grupos, porém a Astralis passou para os playoffs e perdeu novamente para a equipe de Ilya ‘m0NESY‘ Osipov’s.
Por outro lado, a ENCE venceu a mesma Vitality, além da Heroic, fnatic e 9INE até a classificação para esta final.
Além disso, leitor do Retakebr, a ENCE levava vantagem nos últimos 5 confrontos contra a G2 antes deste jogo, pois venceu 4 partidas contra apenas 1 do oponente.
A ENCE optou por jogar Nuke e Mirage, enquanto a G2 escolheu Anubis e Ancient. Logo, sobrou Vertigo para definir tudo na grande final na Catedral do Counter-Strike.
Bom, a decisão do torneio foi em md5. Contudo, a G2, inteiramente superior em seus dois mapas de escolha, venceu com facilidade e jogou a pressão totalmente para cima da ENCE.
Em seu primeiro mapa de escolha (Anubis) a equipe ENCE mostrou sua força e abriu uma diferença de 15 contra apenas 8 da G2, que colocou pressão total no jogo até diminuir a diferença para 13, mas não impediu a ENCE de fechar o mapa em um retake no bomb B.
Na Ancient, a ENCE não conseguiu manter o desempenho do partida anterior contra uma forte G2, que venceu o mapa e a série em 3-1. Assim, a G2 é a grande campeã do IEM Cologne 2023 e fatura 400 milhões de dólares, além da vaga para o torneio IEM Katowice 2024.
Veja as parciais:
- Nuke: G2 16 x 4 ENCE
- Mirage: G2 16 x 10 ENCE
- Anubis: G2 13 x 16 ENCE
- Ancient: G2 16 x 9 ENCE
Vale lembrar que a ESL elegeu Nikola ‘NiKo‘ Kovač como o MVP do torneio!
Assim, a G2 deve assumir posição no TOP3 do ranking mundial de CSGO, após vencer o IEM Cologne, afinal a equipe está na posição #4 com 433 pontos e a ENCE em #5 com 399 pontos.
Como foi a grande final do IEM Cologne 2023
Nuke
A G2 começou na posição defensiva e conquistou os 3 primeiros rounds sem encontrar resistência adversária, até o primeiro ponto da ENCE no armado. Porém, o jogador SunPayus encontrou dificuldades para encontrar jogo no primeiro tempo (2/12). Logo, a G2 chegou abrir 8 a 2 no placar e conquistou a grande vantagem de 11 a 4 de CT.
Não há muito o que comentar sobre o segundo tempo, senão pelo desempenho do jogador SunPayus, que fechou o mapa em 4/17. Enfim, a G2 fechou rapidamente o mapa em 16×4 e abriu 1-0 na série md5.
Mirage
Se a G2 começou bem no mapa anterior, agora foi a vez da ENCE que abriu 4 a 0, mas a G2 se aproveitou de dois ecos seguidos da ENCE após perder o primeiro round do mapa e empatou rapidamente. Ainda assim, a ENCE se saiu um pouco melhor na defesa e fechou a primeira metade de CT na frente: 7 para G2 contra 8 da ENCE.
Já no segundo tempo, agora com o jogo em 13 a 8 para a G2, vimos um round épico no bomb B onde o jogador Snappi da ENCE plantou e fez quatro kills para vencer o round e dar moral para a sua equipe vencer outro em seguida.
Mesmo com o milagre de Snappi a ENCE não elevou seu nível de jogo o suficiente para encarar o oponente na Mirage. Assim, a G2 venceu o mapa por 16×10, com a série em 2-0.
Anubis
A princípio, a G2 se saiu melhor no pistol, mas logo a ENCE deu sinais que o seu mapa de escolha não seria tão fácil como foram os de escolha do oponente, afinal a equipe venceu três seguidas e passou na frente. Após isso, a equipe de SunPayus impos o seu jogo de TR e impediu a maioria dos retakes da G2 para vencer parcerialmente na primeira metade: 5 para a G2 contra 10 da ENCE.
Com a possibilidade de fechar o seu primeiro mapa com tranquilidade, a ENCE aumentou a diferença para 15 rounds vencidos contra apenas 8 da G2, mas ainda permitiu que a equipe de NiKo fizesse os pontos até fechar o mapa. Logo, G2 13×16 ENCE, que diminuiu a diferença para 2-1 na série md5.
Ancient
Novamente em seu mapa de escolha, dessa vez de CT, a ENCE conquistou seus dois primeiros pontos, mas depois disso não conseguiu passar à frente na primeira metade. Por outro lado, conseguiu conquistar os dois últimos rounds para reduzir a diferença para 9 a 6 em favor da G2.
Agora de TR, a ENCE venceu os três rounds para empatar tudo em 9 para cada lado, porém apagou totalmente na boa partida da G2, que venceu por 16×9 e 3-1 na série.
MVP da ESL
O jogador eleito como melhor pela ESL no IEM Cologne foi Nikola ‘NiKo‘ Kovač, que disputou no detalhe com o menino Ilya ‘m0NESY‘ Osipov.
Estatísticas do jogo
Por fim, a G2 é a grande campeã do IEM Cologne 2023!
Somos novos na área: Dá aquela moral nas redes sociais!
Engenheiro de sistemas e apaixonado por Counter-Strike, Leandro jogou pela primeira vez no ano 2000. Desde então acompanha o cenário.
Com o seu desejo de ter um site relacionado ao CS para colaborar com conteúdo relevante, ele é o criador e o primeiro editor do Portal Retakebr.