No dia 12 de setembro de 2003, a Valve Corporation lançou a plataforma que viria a revolucionar a maneira como jogamos e compramos jogos de computador. Vinte anos depois, é difícil não sentir um certo calor nostálgico ao lembrar do nascimento da Steam, uma plataforma que se tornou um dos pilares da indústria de jogos eletrônicos.
A era pré-Steam
Antes de mais nada, no início dos anos 2000, a distribuição digital de jogos estava engatinhando. O CD ainda era os principais meios de entrega de software de jogos, e a ideia de comprar e baixar jogos diretamente da internet ainda era uma novidade para muitos e houve uma certa resistência, pelo menos aqui no Brasil, afinal a internet ainda era precária. Foi nesse cenário que a Valve deu um passo audacioso e criou a Steam.
Mais do que uma Loja Virtual
Do mesmo modo, a Steam não foi apenas uma loja virtual para jogos, mas uma plataforma completa que mudou para sempre a forma como os jogos são distribuídos e jogados. Uma das características mais marcantes da Steam era a obrigação de os jogadores estarem sempre online para jogar, o que causou muita polêmica na época, mas que se tornou uma norma em muitos jogos online hoje em dia.
A Valve também introduziu o conceito de biblioteca de jogos digital, permitindo que os jogadores armazenassem todos os seus jogos em um único local, acessível a qualquer momento. Isso eliminou a necessidade de procurar e inserir discos físicos sempre que se queria jogar. Além disso, a Steam trouxe a ideia de atualizações automáticas, tornando mais fácil para os desenvolvedores lançarem correções e melhorias constantes em seus jogos.
Outro aspecto que tornou a Steam icônica foi a introdução das famosas promoções sazonais, como as Steam Sales, que aconteciam no verão e no inverno, oferecendo descontos impressionantes em milhares de jogos. Esses eventos rapidamente se tornaram rituais para os jogadores, que aguardavam ansiosamente a oportunidade de encher suas bibliotecas com títulos a preços reduzidos.
Diversificação além dos Jogos: Software, hardware e realidade virtual
Além disso, a Steam não se limitou apenas a jogos de PC. Ela abriu caminho para o desenvolvimento de uma variedade de produtos relacionados a jogos, incluindo software de criação de conteúdo, hardware e até mesmo uma iniciativa de realidade virtual com o HTC Vive (Steam VR).
Uma comunidade viva e vibrante
A comunidade Steam também desempenhou um papel vital na popularização da plataforma. Os fóruns de discussão, hoje substituídos pelas redes sociais, grupos de jogadores e a capacidade de se conectar com amigos tornaram a experiência de jogar na Steam mais social do que nunca. Os jogadores podiam compartilhar suas conquistas, capturas de tela e até mesmo transmitir seus jogos ao vivo para o mundo inteiro ver.
Por fim, hoje, olhando para trás, é incrível ver como a Steam evoluiu ao longo dos anos. O que começou como uma plataforma de distribuição digital de jogos tornou-se um ecossistema complexo que abrange jogos, software, hardware e uma comunidade apaixonada de jogadores. A Steam deixou uma marca indelével na indústria de jogos eletrônicos e moldou a maneira como jogamos e interagimos com jogos.
Feliz aniversário, Steam! 20 anos
Engenheiro de sistemas e apaixonado por Counter-Strike, Leandro jogou pela primeira vez no ano 2000. Desde então acompanha o cenário.
Com o seu desejo de ter um site relacionado ao CS para colaborar com conteúdo relevante, ele é o criador e o primeiro editor do Portal Retakebr.