Antes de mais nada, Counter-Strike Source 2 (CSS2) é uma promessa antiga da Valve e encontramos diversas especulações desde 2020 em toda a internet.
Informação atualizada sobre o Source 2:
Afinal, o que é o Counter-Strike: Source 2?
Popularmente chamado de Counter-Strike Source 2, embora não tenha nome definido oficialmente pela Valve, é uma nova versão do Counter-Strike Source (ou do CSGO) que tem o objetivo de revolucionar a forma que jogamos o CS.
A nova versão do jogo, totalmente baseada no motor gráfico criado pela Valve em 2015: O Source 2 Engine, cria boas expectativas nos jogadores até os dias de hoje, afinal aguardamos esse novo jogo a alguns anos!
O que é o Source 2 Engine?
Praticamente todos os grandes jogos da atualidade são baseados em um motor gráfico para a sua criação. Dessa forma, possibilitando ao desenvolvedor seguir padrões já conhecidos pela empresa para criar e aperfeiçoar um programa de computador ou jogo. Em suma, são conjuntos de programação que convertem os recursos isolados de um jogo em algo visual e jogável, o que envolve texturas, modelos 3D, código e por aí vai.
Inicialmente, exploraremos com este artigo algumas ideias inovadoras que poderiam melhorar o jogo e torná-lo ainda mais emocionante e competitivo para jogadores e fãs.
Jogabilidade
Realidade Virtual
Definitivamente, a realidade virtual é uma tendência que tem ganhado força recentemente. Seria emocionante ver uma versão do CS:GO ou do Source 2 que fosse completamente em RV, onde os jogadores precisassem se mover fisicamente e apontar com suas próprias mãos, tornando o jogo realmente imersivo com mais possibilidades.
Gráficos aprimorados
Com as tecnologias de gráficos atuais, seria interessante ver uma nova versão do CS Source com gráficos atualizados e melhorias na aparência geral do jogo. Afinal queremos ver gráficos aprimorados que proporcionem uma experiência de jogo mais imersiva e realista, mas sem depender de um mega computador para ser executado com boa performance.
Gráficos atualizados poderiam incluir texturas mais nítidas, iluminação mais realista e sombras mais detalhadas. Além do mais, a nova versão poderia suportar resoluções de tela ainda mais altas, permitindo que os jogadores desfrutem de visuais realmente impressionantes. Com esses gráficos aprimorados, os jogadores poderiam mergulhar ainda mais na jogabilidade intensa e no mundo emocionante do Counter-Strike: Source 2.
Matchmaking decente e equilibrado
Eis aqui ma esperança para nós: Um matchmaking decente e equilibrado, pois o atual no CS:GO está um absurdo de injusto. Assim, o modo competitivo só não é pior que o modo braço direito, onde você precisa ganhar 10 partidas para subir o nível, mas cai ao perder apenas 2 (às vezes cair uma basta para perder rank). Claramente, o nivelamento de rank do CSGO está desenhado para viciar os jogadores, o que é preocupante para a comunidade do CSGO se assim permanecer.
Um sistema de matchmaking deve ser adicionado para permitir que os jogadores sejam pareados com outros jogadores do mesmo nível de habilidade. Logo, esperamos a Valve trabalhar para oferecer algo melhor!
Novos mapas
De antemão, os mapas são um elemento fundamental do CS:GO, e novos mapas podem ser adicionados regularmente para manter o jogo aquecido. Contudo, além de apenas adicionar novos layouts, seria interessante experimentar com ambientes mais dinâmicos, como mapas que mudam de aparência e layout durante a partida, o que seria um belo diferencial no jogo.
De qualquer forma, nós da redação sentimos falta mesmo da coblestone. Seria incrível ter este mapa de volta na versão Source 2 do Counter-strike!
Melhorias na jogabilidade
Embora o CS:GO tenha uma jogabilidade sólida, ainda há muitas maneiras pelas quais poderia ser aprimorado. Por exemplo, a implementação de um sistema de cobertura/cores mais suave, ou melhorias na mecânica de tiro, poderiam tornar o jogo ainda mais agradável e satisfatório de jogar.
Tutoriais de bangs, posicionamento e mais
Eis aqui uma funcionalidade que seria muito útil no jogo: Criar, ou melhor, editar mapas específicos para o jogadores treinar suas bangs de forma que consiga repetir nas partidas competitivas. Entretanto, não sendo possível a Valve criar — pois sabemos o quanto ela é preguiçosa com o desenvolvimento counter-strike — pelo menos oferecer um modelo de jogo que permita que a comunidade crie, assim como ocorre com o jogo Rocket League, por exemplo, onde existem modos de treino específicos criados por usuários.
Sistemas de recompensas
Integração de tecnologia blockchain
A princípio, a tecnologia blockchain tem sido cada vez mais utilizada em jogos, como meio de garantir a propriedade de itens virtuais. Logo, implementar essa tecnologia poderiam criar um mercado secundário para skins CSGO e outros itens, bem como tornar as transações entre jogadores mais simples e seguras. Por fim, todos nós ganharíamos com uma integração bem feita com etherium ou bitcoin, por exemplo.
Sistema de pontos
Em síntese, o jogo pode ter um sistema de pontos para recompensar os jogadores por bom comportamento, pois sabemos que compensar por aquilo que é bom, traz melhores resultados do que apenas punir. Portanto, seria uma nova e boa estratégia para o novo CS Source 2
Recompensas diárias além dos drops
O jogo pode oferecer recompensas diárias para jogadores que jogam regularmente, além das tarefas que poderiam ser executadas a fim de receber alguma bonificação estimulante. Nada diferente de muitos jogos que já existem no mercado atual, a Valve só precisa fazer o arroz com feijão, sem tentar ‘reinventar a roda’.
Sistema de abertura de caixas mais justo com os jogadores
Claro que o objetivo principal deste artigo é trazer para o leitor informações sobre novas funcionalidades em uma nova versão do jogo, mas, como muitos notarão, não deixamos de criticar determinados pontos do jogo, que atualmente estão péssima no CSGO.
Em resumo, o drop de caixas é algo muito injusto, o que faz alguns usuários buscarem alternativas como o Farmskins, por exemplo. Logo, esperamos que este sistema seja otimizado para não favorecer exclusivamente a Valve ou grandes Youtuber, como sabemos que acontece hoje em dia, inclusive comentam isso no vídeo!
Sistema de Ranking com updates constantes
Claramente, lembramos do Battlefield quando pensamos nessa possibilidade dentro do novo CS Source: O jogo pode ter um sistema de classificação para permitir que os jogadores vejam sua posição no ranking global e, quem sabe, regional. Seria incrível essa feature inclusa no game, especialmente se for gratuito, possibilitando comparar o rank entre amigos e, quem sabe, com essa informação clara em um dashboard bem elaborado e visualmente limpo.
Personagens
Customização de personagens
Uma característica comum em muitos jogos modernos é a possibilidade de personalizar personagens. Adicionar essa opção ao CS:GO ou ao CS Source 2 poderia ser uma maneira divertida dos jogadores se destacarem e expressarem sua individualidade.
Além de personalizar personagens, pode haver mais opções de personalização, como escolher diferentes tipos de armas e equipamentos para cada modo de partida, partindo do princípio que a nova versão deixaria de ser mais do mesmo.
Novos personagens com skills específicas
Sob o mesmo pontod e vista, existem muitas maneiras diferentes de criar novos personagens com habilidades específicas para o jogo CSGO. Logo, aqui estão algumas ideias não tão diferentes do que existe no mercado de games atual, mas que seria interessante ver uma nova versão do counter strike:
Sniper: Um personagem que é especialmente bom com rifles de precisão. Assim, sua habilidade especial poderia ser uma mira telescópica que permite ver através de paredes ou uma habilidade para se camuflar em seu ambiente.
Hacker: Um simples personagem com habilidades de hacking. Sua habilidade especial pode ser a capacidade de desativar temporariamente as câmeras de segurança ou interferir com as armas inimigas, tornando-as menos eficazes.
Médico: Personagem que pode curar seus companheiros de equipe feridos. Sua habilidade especial pode ser um kit médico que permite curar instantaneamente companheiros de equipe feridos ou uma habilidade para reviver um companheiro de equipe que morreu.
Engenheiro: Personagem com habilidades de engenharia. Sua habilidade especial pode ser a capacidade de construir barricadas ou torres de defesa para proteger sua equipe ou uma habilidade para desarmar bombas mais rapidamente.
Diferenciando um pouco
Explosivista: Especialista em explosivos, sua habilidade especial pode ser uma bomba remota que pode ser controlada remotamente ou um dispositivo de neutralização de bombas.
Camaleão: Capaz de mudar de aparência e se misturar com o ambiente. Sua habilidade especial pode ser uma habilidade de camuflagem que o torna temporariamente invisível ou uma habilidade que cria uma ilusão para enganar o inimigo.
Acrobata: Capaz de realizar acrobacias incríveis para evitar tiros e se mover rapidamente pelo mapa. Dessa forma, sua habilidade especial pode ser uma habilidade de parkour que permite saltar e escalar paredes ou uma habilidade de rolagem que permite esquivar de tiros inimigos.
Essas são apenas algumas ideias de personagens com habilidades específicas que poderiam ser adicionados ao jogo. Claro, a implementação dessas ideias dependeria de muitos fatores, como equilíbrio de jogo e feedback dos jogadores, pois sabemos que muitos são contra e preferem mais do mesmo.
Veja também
Modos de jogo
Modo de jogo progressivo
Um modo de jogo progressivo, onde os jogadores ganham XP e desbloqueiam novas armas e habilidades à medida que jogam poderia ser uma adição interessante ao CS:GO. Isso permitiria que os jogadores tivessem um objetivo a longo prazo além de simplesmente ganhar partidas, e poderiam se concentrar em desbloquear novas habilidades e equipamentos à medida que progrediam.
Modo história (single player)
Seria justo apresentar um modo história para jogadores que desejam jogar sozinhos? Seja por preferência ou pela ausência de internet em determinados momentos, ficariamos gratos recebendo uma versão off-line para jogar e relaxar. Relembramos aqui as primeiras versões do cs, onde havia modo história!
Modo Battle Royale (nova versão)
Não é novidade que o modo Battle Royale se tornou uma febre e sobrevive bem até hoje, obrigado! Uma versão nova com regras melhor definitivas e mapas melhores seriam um grande diferencial para um nova versão do CS, pois a atual não caiu nas graças da comunidade. Talvez tenha faltado um feedback dela antes, durante e depois da criação deste modo no CSGO.
Modo cooperativo melhorado e incluso no jogo base
Embora o CS:GO seja conhecido por seu modo multiplayer competitivo, um modo cooperativo onde jogadores precisam trabalhar juntos para completar objetivos específicos já é algo popular através das Operações do CSGO. Basicamente, uma equipe de jogadores tentam invadir uma fortaleza e resgatar reféns, enquanto enfrentam ondas de inimigos.
Certamente, considerando todos os pontos que citamos até aqui, seria legal uma nova e melhor versão das conhecidas operações, especialmente se pensarmos na possibilidades dos jogadores da comunidade criando estes mapas, mas claro, estes mapas precisariam ter algum destaque na home do jogo, como ocorria no CS 1.6, por exemplo.
Uma versão futurista
Pensando em uma versão onde a história desenvolve algumas dezenas de anos no futuro, poderia incluir elementos de ficção científica como tecnologia avançada, armas e cenários futuristas. Logo, os jogadores poderiam competir em mapas em planetas alienígenas, estações espaciais e megacidades planejadas ou, quem sabe, versões de mapas já existentes com um leve toque de ficção cientifíca.
Já as armas poderiam ser equipadas com tecnologia de ponta, como escopos de visão noturna, munições incendiárias e dispositivos de camuflagem, nada diferente do que já comentar por aqui.
Além do mais, a jogabilidade poderia incluir habilidades especiais de personagens, como saltos altos ou a capacidade de desativar dispositivos eletrônicos inimigos, como já trouxemos neste artigo. No entanto, o objetivo principal do jogo ainda seria o mesmo: Trabalhar em equipe para completar objetivos e eliminar a equipe inimiga.
Resumo
Em resumo, nós viajamos alto e pensamos em diversas possibilidades, então vale a pena ler este super artigo em vez de simplesmente pegar um resumo fácil no final hehe.
E você? Pensa em alguma funcionalidade ou modo que jogo que gostaria de ver em uma nova versão do CS:GO ou Source? Comenta aí!
Engenheiro de sistemas e apaixonado por Counter-Strike, Leandro jogou pela primeira vez no ano 2000. Desde então acompanha o cenário.
Com o seu desejo de ter um site relacionado ao CS para colaborar com conteúdo relevante, ele é o criador e o primeiro editor do Portal Retakebr.