É Maio de 2014! As skins do CSGO foram lançadas a menos de um ano e é apenas o início de uma era para a comunidade do jogo, que posteriormente adotaria os itens digitais de um jogo como nunca antes.
O lançamento
No primeiro dia do mês, a Valve Corporation, desenvolvedora do CSGO, lançou a atualização que trouxe a caixa de armas do caçador, popularmente conhecida por huntsman weapon case (em inglês). Além das skins tradicionais dispostas nesta caixa, como a AK-47 Vulcan, por exemplo, havia uma M4A4 diferente de todas as skins já lançadas até aquele momento: A M4A4 Howl.
Curte CS2 ou precisa de ajuda? Entre no Grupo do Whats app.
Tudo começou quando os designers Auzzii e SiC divulgaram uma skin diferente na oficina (workshop) da Steam. Dessa forma, os jogadores de CSGO de todo o mundo puderam votar e eleger a M4A4 Howl para ser a próxima skin inserida no jogo.
Logo, a skin mais rara da caixa huntsman, perdendo apenas para o item gold (faca considerada raríssima), não é mesma que você, leitor do Retakebr, deve conhecer. Afinal, a história da M4A4 Howl no CSGO é, de longe, a mais inusitada e curiosa entre as skins do jogo.
Não menos importante, o adesivo Howling Dawn também foi lançado após votação na oficina da Steam.
A violação de direito autoral
Lançada a skin, logo surgiram as denuncias sobre violação de direitos autorais nas redes sociais e comunidades como o reddit, mas a Valve não se pronunciou a respeito, como é de costume até o dias atuais.
A versão original da M4A4 | Howl
No dia 11 de Junho de 2014, exatamente após 41 dias do lançamento, a Valve divulgou que recebeu um aviso de remoção da DMCA referente à violação de direitos autorais em relação ao M4A4 | Howl e ao adesivo Howling Dawn. A Valve alegou que a arte não foi originalmente criada pelos contribuidores que se auto declararam proprietários.
Em suma, os designers criadores da skin e do adesivo utilizaram uma imagem de outro artista e infringiram a lei de direitos autorais, obrigando a Valve, sob pena de multa, a tomar sérias medidas.
Consequências
Ambos os contribuidores, Auzzii e SiC, receberam banimento da Comunidade Steam e não receberam receita de nenhum dos itens.
Os jogadores de Counter-Strike de todo o mundo também sentiram as consequências. Afinal, a Valve removeu a M4A4 Howl e o adesivo Howling Dawn do jogo e substituiu-os pela nova versão desenvolvida pela Valve. Além disso, a Valve definiu os itens como nível de raridade contrabando e os removeu da caixa. Logo, tanto a M4 quanto o adesivo são os únicos itens do CSGO com esse nível de raridade.
M4A4 Howl e o adesivo Howling Dawn: Antes e depois
Reação no Mercado da comunidade Steam
Com as substituições inesperadas, alguns usuários como o IrieJunglist, do reddit, investiram na compra dos itens. Logo, IrieJunglist exibiu o investimento através de um print do seu inventário, reproduzido à seguir:
Definitivamente nem mesmo usuários que já tinham experiência com skins do DOTA e que previram o aumento de preço da M4A4 Howl na ocasião, imaginaram que a valorização superaria 5 digitos! Afinal, há poucas semanas, alguém leiloou uma M4A4 Howl por mais de 1 milhão de reais.
Se você realmente gosta de matérias como essa, recomendamos uma melhor ainda:
Olofboost: A melhor história de Major CSGO para ler agora!
Em resumo, com a violação de direitos autorais, tanto a skins M4A4 Howl como os adesivos foram substituídos por uma versão criada pela Valve e removidas da caixa huntsman. Com isso, ambos os itens valorizaram muito e podem chegar ao custo de um milhão de reais quando combinados.
Achou interessante? Que tal mais matérias assim?
Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Engenheiro de sistemas e apaixonado por Counter-Strike, Leandro jogou pela primeira vez no ano 2000. Desde então acompanha o cenário.
Com o seu desejo de ter um site relacionado ao CS para colaborar com conteúdo relevante, ele é o criador e o primeiro editor do Portal Retakebr.